Cultivando o melhor em cada origem
A Casa Almeida Barreto
Nossa casa nasceu do desejo de nos reconectarmos com nossas origens. Cansados do barulho da vida em metrópole, desejamos construir uma nova história através do trabalho do solo e da videira, feito artesãos em busca de vinhos com a mais pura e sagrada expressão de quem somos.
Queremos conectar pessoas com paixões em comum: o vinho, a terra, o fugere urbem, a música, o sentimento verdadeiro sem maquiagens e filtros.
Temos como missão cultivar histórias e explorar sentidos, relevando o que há de melhor em nosso terroir. A cada safra, vivemos histórias de superação, descobertas, aprendendo com o outro e compartilhando o que sabemos, numa constante troca e evolução em busca de vinhos mais autênticos e que respeitem o seu senso de origem.
Para nós, cultivar vai além de unir a semente e a terra. É a maestria de criar laços, valorizar nossa cultura e origem, cultivar o nosso terroir sagrado, e, em última análise, viver intensamente de maneira única e original.
Unindo arte e ciência, trabalhamos a cada safra para nos aprimorar, na busca por vinhos elegantes, frescos, únicos e inconfundíveis. E que cada gole nos transporte de volta às nossas origens.
Fazenda Araucária
Entre 1.200 e 1.300 metros de altitude, escolhemos nosso terroir a dedo, estudando as características de solo, relevo, microclima que pudessem nos entregar vinhos ao mesmo tempo potentes e elegantes, com muita fruta, carga aromática, taninos, mas uma acidez vibrante e frescor.
Esta altitude elevada e o clima subtropical de montanha contribuem para um amadurecimento perfeito das uvas. Durante o período final de maturação e colheita (meses de junho a agosto), praticamente não há chuvas, e os dias ensolarados e quentes contrastam com noites frias e secas. Combinado ao clima, o solo argiloso-arenoso, de origem granítica, possui boa porosidade e fertilidade baixa que dão às videiras as condições ideais para produzir frutos com grande concentração de sabor.
Neste paraíso produzimos uvas de Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Viognier, Chardonnay, Cinsault e Mourvèdre, além de 30 hectares dedicados à produção de cafés especiais.
Comprometidos com a beleza do nosso mundo
Nada disso serviria, se não respeitássemos o ambiente quenos foi proporcionado. Por isso escolhemos preservar mais decinquenta por cento de nossa área, e seguimos investindo narecuperação de nascentes e reintrodução de espéciesautóctones em mais de 40 hectares de mata nativa.

